HOSPITAL DO SERVIDOR PÚBLICO ESTADUAL É REFERÊNCIA NO ENSINO DE ACUPUNTURA

Tratar perturbações funcionais ou aliviar dores em geral de pacientes é uma das funções do Ambulatório de Acupuntura do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), implantado em novembro de 1999, no 4º andar do prédio dos Ambulatórios. A técnica consiste no estímulo de pontos determinados do corpo por meio de agulhas muito finas na superfície da pele. Estes pontos podem ser estimulados por meio de outros instrumentos, como por exemplo, laser. Essa possibilidade de tratamento aos servidores públicos foi possível graças à parceria entre a Associação  Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA) e o HSPE.

Os médicos acupunturistas da AMBA têm atuado como voluntários nesse serviço. O Ambulatório, dirigido pelo Dr. Alexandre Massao Yoshizumi, funciona de segunda a sexta, das 16 às 20 horas, sendo que cada dia da semana é coordenado por um especialista diferente. Junto a ele trabalham em média quatro monitores, já formados, e 15 alunos do 1º ano e 15 alunos do 2º ano do Curso de Acupuntura da AMBA. Por causa do aumento da demanda, o Setor ganhou mais um espaço no 2º andar no Ambulatório da Pediatria. “Atendemos cerca de 250 usuários por semana em cada Ambulatório, mais de 1000 por mês”, informa um dos Coordenadores do serviço, Dr. Wilson Tadeu Ferreira. 

De acordo com o Dr. Wilson, independente da procedência, cada usuário recebe um tratamento de 15 sessões no Ambulatório – uma por semana. É feita uma triagem logo quando o paciente chega ao hospital onde é produzido um histórico para saber qual o procedimento mais adequado a ser adotado no seu caso. “A maioria dos usuários é encaminhada por outras clínicas do HSPE”, esclarece o Coordenador. 
“Entretanto, observamos que tem aumentado o número de pessoas que procuram nosso serviço por vontade própria”, acrescentou. “Além das agulhas, empregamos outros procedimentos para o tratamento como laser, ventosa, eletroestimulação, e outros, procurando oferecer ao aluno de acupuntura um maior conhecimento da técnica e, ao paciente, o que há de melhor na especialidade”, diz o Dr. Wilson. “Atualmente, temos, além das agulhas, a moxabustão – um material semelhante ao incenso feito de plantas – indicada para pacientes que apresentam deficiência de energia.                                     
                                           
A eletroestimulação dos pontos de Acupuntura é recomendada aos pacientes que sofrem de dores musculares na região lombar, por exemplo; a ventosa é direcionada àqueles que são portadores de doenças respiratórias como asma, bronquite, e outras”, complementa. 
TRATAMENTO AGRADA PACIENTES
 
O Ambulatório de Acupuntura do Hospital do Servidor Público Estadual tem agradado cada vez mais seus usuários. Os médicos acupunturistas e o grupo de enfermagem, diariamente recebem o reconhecimento dos pacientes graças ao relacionamento estabelecido e a eficácia do tratamento proposto para várias patologias. Expressões de carinho são frequentemente manifestadas pelos pacientes e retribuída pelo grupo de profissionais do Ambulatório.
O espaço oferecido no Ambulatório do HSPE é amplo e adequado para a acomodação dos pacientes, e tem por objetivo o treinamento de médicos para a prática da Acupuntura. Todos os dias, os monitores se reúnem com os alunos para discutir sobre temas relacionados à rotina do Ambulatório, bem como para analisar os casos que dão entrada no Setor. Para o Dr. Wilson, a AMBA e o HSPE ganham com a parceria. “Temos um espaço para ministrar aulas práticas aos nossos alunos em um Hospital que é referência, e tem nos oferecido toda a estrutura necessária para aplicar e ensinar Acupuntura com qualidade”, finalizou o Coordenador.
 
Fonte: Deptº. de Comunicações do HSPE