HSPE FORMA RESIDENTE EM ACUPUNTURA

Uma bonita cerimônia realizada em 31 de janeiro de 2008, no anfiteatro A do Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE), marcou o evento onde mais de 130 médicos receberam o certificado de conclusão do curso de Residência Médica de várias especialidades, inclusive a mais nova delas, a Acupuntura. Em meio a alguns discursos emocionados, não faltaram justas homenagens a decanos, professores, ex-alunos e outros profissionais de Saúde daquela instituição.

Nessa cerimônia, a Drª. Liza Nardez Bôa Vista formou-se na Residência Médica de Acupuntura e recebeu o certificado de seu preceptor, Dr. Ruy Tanigawa, presidente da Associação Médica Brasileira de Acupuntura (AMBA), que também foi homenageado pela forma com que coordenou o ensino do programa. Ele sentiu-se gratificado pelo ato que concretizou o esforço da aluna e o resultado de um trabalho  incessante junto à entidades de classe e governamentais para a instalação dessa Residência.

A formanda disse que agora, depois de 2 anos de Residência, fará o curso para a obtenção do título de especialista (TEAc 2008), e continuará prestando serviços no ambulatório do HSPE como monitora dos cursos de Acupuntura da AMBA. Ela disse, também, que o curso foi excelente, principalmente no que tange ao nível de conhecimento dos professores e da organização e estrutura de ensino.

“A Residência Médica é importante para que o profissional conheça as relações com os pacientes, médicos e pessoal de apoio à Saúde e, sobretudo, absorva os conhecimentos de colegas mais experientes. Também é muito útil  aprender como funciona a organização hospitalar, tanto nas áreas técnicas como administrativas. Além disso, o estudante toma conhecimento de uma enorme diversidade de patologias e técnicas que nem sempre se apresentam na faculdade”, observou a médica.

 A Drª. Liza é formada pela Pontifícia Universidade Católica – Sorocaba (SP), em 2004. Durante a Residência ela estágiou em diferentes especialidades no HSPE, como Ortopedia, Ginecologia, Clínica Médica, Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e, também, no plantão do Pronto Socorro. Ela explicou que,”esse estágio é muito importante e necessário para o bom desempenho da Acupuntura médica”.

O Coordenador do programa de Acupuntura e preceptor da formanda, Dr. Ruy Tanigawa, disse que a formação específica em Acupuntura, está embasada no aprendizado teórico-prático que envolve atividades didáticas, como aulas, seminários e sessões anátomo-clínicas assistenciais praticadas em ambulatórios e enfermarias.

A Residência Médica – Acupuntura do HSPE é reconhecida pela Comissão Nacional de Residência Médica, conforme parecer do Ministério da Educação e Cultura (MEC) nº. 116/04. (SMC).

Fonte: AMBA NEWS