NOVA TURMA PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ACUPUNTURA

NOVA TURMA PARA CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ACUPUNTURA

Nas últimas décadas um grande número de avanços técnico-científicos tem beneficiado a humanidade em todos os campos. A medicina, em particular, e todas as suas especialidades, já dispõe de técnicas e procedimentos capazes de prolongar e melhorar substancialmente a qualidade de vida da população.

Com o passar do tempo, entretanto, o número de profissionais médicos vem aumentando e acirrando a competição no campo de trabalho. Nota-se, também, que algumas especialidades têm sua procura gradativamente reduzida. Isso mostra que cada vez mais se torna necessário que o médico agregue novos conhecimentos, amplie seus recursos, e faça investimentos para ampliar seu arsenal terapêutico.

Neste aspecto, a AMBA oferece cursos de Especialização em Medicina Tradicional Chinesa (MTC) Acupuntura, uma das mais recentes especialidades médicas do país, atividade que a cada dia mostra maior crescimento e novas opções de prevenção e cura a inúmeras patologias.

Estes cursos são programados dentro de um projeto de Educação Médica Continuada e contam com os melhores professores da área que transmitem o que há de mais prático e atual a seus alunos, tanto no país como no exterior.

Com a MTC, o médico passa a ter uma nova visão da medicina. O homem é assistido como um todo corpo-mente. Aprende a usar novas técnicas, trabalhar com os segmentos energéticos do corpo humano, e os tratamentos passam a ter uma nova funcionalidade e respostas eficazes com menos conseqüências prejudiciais ao paciente que fica mais satisfeito.

NOVA TURMA

A AMBA convida você a participar de uma nova turma do Curso de Especialização em Acupuntura 2019.

Local: São Paulo

Rua Estela 515 Bloco C – 15º andar – Cjs. 151 152

Vila Mariana cep 04011-000

Informações: (11) 5572 1666

Documentos para inscrição: cópia Diploma, CPF, RG, CRM e comprovante de endereço, além de 1 foto 3×4.

INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES

 

INSCRIÇÕES ABERTAS – NOVA TURMA 2019

 

 

FREQUÊNCIA DAS AULAS

 

Início em Março

Inscrição
Isenta

Informações: (11) 5572-1666 – cursos@amba.org.br ou eventos@amba.org.br

Para inscrição no Curso de Especialização em Acupuntura siga os seguintes passos:

Inscrição via Correios:

1. Preencha a FICHA DE INSCRIÇÃO.

2. Envie pelo correio um cheque nominal a AMBA acompanhado de cópia dos seguintes documentos:

– Certificado de Conclusão no Curso de Medicina
– CPF,
– RG ,
– Comprovante de endereço,
– CRM,
– 1 foto 3×4.

Enviar para AMBA:Rua Estela,515 Bloco C – 15º andar – cep 04011-001 – São Paulo – SP

Inscrição por email

Através de Depósito Bancário e envio do comprovante de depósito e demais documentos para os e-mails: cursos@amba.org.br ou eventos@amba.org.br

Banco Itaú
ag. 1821
cc 20621-4
CNPJ 56.572.654.0001-44

Clique aqui para acessar a FICHA DE INSCRIÇÃO

Obs: Serão aceitos como candidatos ao Módulo II alunos de outros cursos reconhecidos pela AMBA, aprovados no Módulo I ou equivalente.

Serão aceitos para ingresso direto no Módulo II candidatos aprovados em prova específica

INFORMAÇÕES EXTRAS

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Frequência mínima de 75% da carga horária total
Avaliação continuada segundo a assiduidade, interesse, participação e conhecimento demonstrado nas atividades teórico-práticas (valor: 20%)
Provas escritas bimestrais (valor: 40%)
Relatórios de atendimentos clínicos e defesa oral sumária e Monografia ao final do módulo II (valor: 40%)
Serão considerados aprovados os alunos que obtiverem conceito final igual ou superior a B.

Os alunos que obtiveram o conceito C ou D serão submetidos a exame final teórico – prático, sendo aprovados o que conseguirem o conceito mínimo C.

Escala de conceitos:
0 – 2.9 : E / 3 – 4.9 : D / 5 – 6.9 : C / 7 – 8.4 : B / 8.5 – 10 : A

CONSELHO DE ENSINO

Coordenador Pedagógico: Prof. Dr. Flávio José Dantas de Oliveira
Coordenador da Turma: Dra. Hiaeno Hirata Ayabe
Coordenador didático dos ambulatórios: Dr. Alexandre Massao Yoshizumi

CORPO DOCENTE
Efetivos
Dr. Alexandre Massao Yoshizumi
Dr. Arnaldo Acayaba de Toledo
Dr. Flávio José Dantas de Oliveira
Dr. Gabor Tomas Fonai
Dra. Hiaeno Hirata Ayabe
Dr. Luiz Carlos Sampaio
Dr. Otávio Koiti Hara
Dr. Ruy Yukimatsu Tanigawa
Dr. Wilson Tadeu Ferreira

 

Convidados

Dr. Arnaldo Marques Filho
Dr. Edson Sugano
Dra. Lílian Fumie Takeda
Dr. Jose Benedito Fioravanti
Dr. Lo Sz Hsien
Dr. Norvan Martino Leite
Dra. Silvana Della Nina Raffo Pereda
Dra. Telma M. Zakka
Dr. Yen Min Ming

 

Preceptores do Ambulatório
Dr. Alexandre Massao Yoshizumi
Dr. Arnaldo Acayaba de Toledo
Dra. Hiaeno H. Ayabe
Dr. José Eduardo Tambor Bueno
Dr. Carlos Alberto Parmagnani

O corpo de professores é complementado por meio da participação de monitores e de outros professores convidados para a exposição de determinados tópicos.

CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ACUPUNTURA

O curso tem como objetivo habilitar médicos nos seguintes procedimentos:

Elaboração de diagnósticos, planos terapêuticos e padrões de avaliação utilizados pela Acupuntura dentro dos princípios prescritos pelo Departamento de Medicinas Tradicionais da Organização Mundial de Saúde – OMS, conforme reconhecimento pelo Conselho Federal Medicina – CFM e Associação Médica Brasileira – AMB;
Desenvolvimento de habilidades cognitivas específicas, capacitação técnica e atuação médico-profissional dentro dos critérios da metodologia científica geral e padrões éticos no campo de aplicação prática da Acupuntura;
Utilização da Acupuntura de forma racional, efetiva e compassiva, visando, primordialmente, o bem estar do indivíduo e da coletividade.

METODOLOGIA

O Curso de Especialização em Acupuntura da AMBA divide-se em 2 módulos, integrados e complementares, que abrangem todas as disciplinas teórico-práticas da Acupuntura – Medicina Tradicional Chinesa(MTC), com duração total de 2 anos.

Os módulos são desenvolvidos por uma metodologia dinâmica, participativa e interativa, com estudos teórico-práticos, por meio de:

Aulas expositivas com exposição dialogada
Avaliação crítica de artigos científicos
Estudos de casos clínicos
As aulas práticas têm o foco no treinamento nas áreas de semiologia e exame clínico, discussão diagnóstica e tratamento, onde os alunos iniciam com a observação da atendimento evoluindo ao atendimento direto a pacientes e acompanhamento de sua evolução clínica, sempre sob supervisão. Técnicas de inserção e manipulação das agulhas, localização dos pontos de Acupuntura, farão parte permanente das aulas práticas, bem como discussão de casos clínicos sob supervisão de professores e monitores.

 

ESTRUTURA DO CURSO

 

Módulo I (12 meses)

Objetivo: Proporcionar ao Médico o conhecimento dos conceitos fundamentais, dos processos de adoecimento e dos elementos básicos de propedêutica, diagnóstico e terapêutica dentro de uma linguagem específica da MTC.

São apresentados os conceitos filosóficos básicos que fundamentam a noção de mundo e de homem que serviram como ponto de referência para o desenvolvimento da compreensão teórica da Medicina Tradicional Chinesa – Acupuntura.

Em seguida, são estudados a classificação geral dos meridianos, os elementos fisiológicos básicos, Jing, Qi, Xue (Sangue), Tin Ye e Shen (Mente), a estruturação e fisiologia dos Zang-Fu. Também são analisados os processos de adoecimento, os fatores etiológicos, a semiologia chinesa, os padrões de desarmonia que fundamentam o diagnóstico e os métodos terapêuticos.

Módulo II (Duração de 12 meses)

Objetivo: Capacitar médicos acupunturistas a diagnosticar e tratar as patologias mais freqüentemente encontradas na prática profissional onde a Acupuntura tem ação eficiente.

São apresentadas as principais patologias da Medicina Ocidental divididas por aparelhos. Estas patologias são estudadas sob o enfoque da MTC quanto à Etiopatogenia, Fisiopatologia, Diferenciação de Síndromes, Abordagem Terapêutica e Tratamento.

Módulo Prático (Início no 3o mês e desenvolvido até o final do curso)

Objetivo: Propiciar ao médico a vivência prática dos conhecimentos teóricos aprendidos, treiná-lo nas técnicas e procedimentos e proporicionar-lhe a aquisição de um raciocínio diagnóstico dentro dos conceitos e linguagem preconizados pela MTC.

São apresentados os principais meios utilizados na Acupuntura e seu manejo. Técnica de inserção das agulhas, localização dos pontos de Acupuntura, técnicas de interrogatório segundo a MTC, observação do paciente, exame físico, observação da língua e palpação do pulso e formulação de hipótese diagnóstica. Discussão de casos clínicos sob supervisão de professores e monitores. Discussão sobre a relação médico-paciente e aspectos éticos.

MODULO II

Objetivo: Capacitar Médicos Acupuntores a diagnosticar e tratar as patologias mais freqüentemente encontradas na prática profissional onde a acupuntura tem ação eficiente.

 

São apresentadas as principais patologias da Medicina Ocidental divididas por aparelhos. Estas patologias são estudadas sob o enfoque da Medicina Tradicional Chinesa quanto à Etiopatogenia, Fisiopatologia, Diferenciação de Síndromes, Abordagem Terapêutica e Tratamento.

PROGRAMA

Acupuntura nos transtornos Osteomusculares (Síndrome Bi e Lombalgias)
Etiopatogenia
Fisiopatologia
Diagnóstico
Tratamento pela acupuntura
Recursos auxiliares

Acupuntura nas doenças cardiovasculares (Hipertensão Arterial e Anginas)
Etiopatogenia
Fisiopatologia
Diagnóstico
Tratamento pela acupuntura
Recursos auxiliares

Acupuntura as doenças respiratórias (Asma e Pneumonia)
Etiopatogenia
Fisiopatologia
Diagnóstico
Tratamento pela acupuntura
Recursos auxiliares

Acupuntura nos transtornos digestivos (Epigastralgia e Síndrome da Má Absorção)
Etiopatogenia
Fisiopatologia
Diagnóstico
Tratamento pela acupuntura
Recursos auxiliares

Acupuntura em Ginecologia (Dismenorréia e Hemorragias Disfuncionais)
Etiopatogenia
Fisiopatologia
Diagnóstico
Tratamento pela acupuntura
Recursos auxiliares

Acupuntura em Urologia (Síndrome da Micção Dolorosa e Impotência)
Etiopatogenia
Fisiopatologia
Diagnóstico
Tratamento pela acupuntura
Recursos auxiliares

Acupuntura nos transtornos neurológicos e mentais (AVC e Depressão)
Etiopatogenia
Fisiopatologia
Diagnóstico
Tratamento pela acupuntura
Recursos auxiliares

Técnicas afins (Noções)
Dietoterapia
Fitoterapia
Auriculoterapia
Craniopuntura
Quiropuntura
Qi Gong

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA

1. Birch Stephen J., Felt R.L. Entendendo a Acupuntura – Editora Roca, São Paulo, 2002

2. Cho, Z.H., Wong, E.K., Fallon, J. Neuro-acupuncture. Scientific evidence of Acupuncture revealed! Q-puncture, Inc., 2001.

3. Chonghuo, T. – Tratado de Medicina Chinesa, Ed. Roca, São Paulo, 1993

4. Compilado por Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Beijing, Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Shangai, Escola de Medicina Tradicional Chinesa de Nanjing, Instituto de Acupuntura da Academia de Medicina Tradicional Chinesa – Fundamentos Essenciais da Acupuntura Chinesa, Icone Ed., São Paulo, 1995

5. Ding, L – Acupuntura, Teoria do Meridiano e Pontos de Acupuntura, Ed. Roca, São Paulo, 1996

6. Ernst, E., White, A. ACUPUNTURA – Uma avaliação científica – Editora Manole, São Paulo, 2001.

7. Garcia, E. G. – Auriculoterapia, Ed. Roca, São Paulo, 1999

8. Inada, T. – Vasos Maravilhosos & Cronoacupuntura – Editora Roca, São Paulo, 2000

9. Maciocia, G. – A Prática da Medicina Chinesa, Ed. Roca, São Paulo, 1996

10. Maciocia, G. – Os Fundamentos da Medicina Chinesa, Ed. Roca, São Paulo, 1996

11. Maciocia G. Obstetrícia & Ginecologia em Medicina Chinesa – Editora Roca, São Paulo, 2000.

12. Ross, J. – ZANG FU Sistema de Órgãos e Vísceras da Medicina Tradicional Chinesa, Ed. Roca, São Paulo, 2003

13. Ross, J. – Combinações dos Pontos de Acupuntura, Ed. Roca, São Paulo, 2003

14. Shangai College of Tradicinal Medicine – Acupuntura Um Texto Compreensível, Ed. Roca, São Paulo, 1996

15. Xinnong, C. – Acupuntura e Moxibustão Chinesa, Ed. Roca, São Paulo, 1999

16. Yamamura, Y. – Acupuntura Tradicional, A Arte de Inserir, 2a Edição, Ed. Roca, São Paulo, 2001

17. Wang, P.; Duhamel, O. – Medicina Chinesa, Diagnóstico Diferencial, Org. Andrei Ed., São Paulo, 1996

18. Wen, T. S. – Acupuntura Clássica Chinesa, Ed. Cultrix, São Paulo, 1985

19. Wang, L. G. – Tratado Contemporâneo de Acupuntura e Moxibustão – CEIMEC