Gonalgias

Autor:  Dr. Arnaldo Acayaba de Toledo.

No conceito da acupuntura, as gonalgias podem ser causadas pela Deficiência da energia do Rim, quando a dor costuma ser bilateral, se desenvolve gradualmente com o tempo, os joelhos são fracos e geralmente frios. Este tipo de dor não é afetado pelo clima e os joelhos não serão inchados. Neste caso, o tratamento é dirigido para a Deficiência do Rim (Shen na acupuntura).

Tratamento: R3, VC4, B23.

Outra causa é a invasão de fatores patogênicos, quando a dor é mais frequentemente unilateral, ou mais forte de um lado e inicia de forma repentina. Geralmente é causada pela invasão de Frio e Umidade, mas pode haver uma combinação de fatores, isto é, invasão de Frio e Umidade e estagnação prévia de Qi, devido a acidente antigo.

Outra causa muito comum é a estagnação de Qi e Xue proveniente de super utilização da junta.

A patologia regional do joelho, nos casos em que ocorrem bloqueios e estagnações de Qi e Xue, está na dependência do Qi do Fígado (Gan na acupuntura), o qual controla os ligamentos, os tendões e a cápsula articular, e do Qi dos Canais Principais que por ali transitam. O diagnóstico e o tratamento dependem, pois, da topografia da dor, a saber:

Canal Principal do Estômago: dor na região anterior do joelho, acometendo tendão quadricipital e ligamento patelar, provocando dor no ápice da patela, sinovites, artrite e artrose patelofemoral, bursite pré-patelar; pode também haver dor na região lateral do joelho; dor no interior do joelho.

Canal Principal da Vesícula Biliar: dor na região lateral do joelho, sinovite da cabeça da fíbula, artrose lateral do joelho, etc.;

Canal Principal da Bexiga: dor na fossa poplítea, edema de partes moles, cisto de Backer;

Canal Principal do Fígado: dor na face medial do joelho, dor no ligamento colateral medial, artrose medial;

Canal Principal do Baço-Pâncreas: dor na face medial do joelho e tendinite da “pata de ganso”.

Tratamento:
IG11 (lado oposto, casos agudos, estímulo forte);

Pontos locais:
E34 (dor acima do joelho), E36, VB33, 34 (face lateral), BP9, F7,8 (face medial)

Be40 (face posterior) E36 e pontos Xiyan (dor no interior do joelho)

Outros pontos extras que podem ser usados: Heding, Xixia, Xiyuan;
Pontos à distância:

BP5 – ponto geral; VB40 – dor ao longo do Canal da VB; E41 – dor ao longo do Canal do E;

IG4, VB34,F3, F8 para circular o Gan Qi.

Uma outra causa a ser pesquisada é a postura. Quando o paciente apresenta báscula e/ou rotação do ombro e/ou quadril, haverá sobrecarga em um dos joelhos, causando dor. Neste caso está indicado o RPG – Reprogramação Postural Global.